Melhorando a capacidade de sua memória
quarta-feira, julho 20, 2016
Com o passar dos anos a nossa memória vai perdendo sua capacidade de memorização, concentração, foco e isso acontece com todos, sem exceção. A médica geriatra Elaine Biffi, que possui consultório em SP, explique que “Históricos de deficit de memória e diminuição dos neurônios acontecem naturalmente após os 60 anos. O que realmente importa, é a prevenção destes problemas, exercitando a mente e criando formas de manter o cérebro trabalhando constantemente, pois os medicamentos sozinhos não tem capacidade de ativar o desempenho cerebral por toda a sua vida.”
A caminhada contra o relógio biológico pode ser feita através de simples hábitos como comer alimentos saudáveis, aprender sempre coisas novas, estudar, ler, dormir bem, entre outros e que farão uma enorme diferença em sua qualidade de vida. Sabemos que com o passar dos anos vamos envelhecendo e com isso podemos não estarmos livres de doenças degenerativas como perda de memória e demência, que são relacionadas por problemas psicológicos, doenças neurológicas, distúrbios metabólicos e na utilização de determinados medicamentos.
Veja algumas dicas para que sua memória possa trabalhar da melhor forma possível, a seu favor e seu corpo possa acompanhar o ritmo saudável de uma mente bem cuidada e cheia de energia. Você precisa de persistência na hora de mudar seus hábitos para obter uma saúde mental de qualidade. Mas sempre se lembre de praticar atividades físicas, elas são as principais aliadas na melhora significativa do sistema cognitivo. Veja mais:
1. Novos Aprendizados
Mantenha o cérebro em um ritmo de aprendizagem moderada, pois ele tende a se acostumar com atividades de nossa rotina e quando é desafiado com novas informações, terá que trabalhar seriamente para processá-las e memorizá-las para uso futuro. Faça um novo curso, uma nova faculdade, aprenda a tocar instrumentos musicais, mexa com informática ou mesmo faça uma leitura de um livro que há tempos está querendo. Mantenha sua mente sempre ativa, essa é a ideia central.
2. Desafie Sua Mente
Parece tão simples de se fazer e algo que talvez não funcione, mas pelo contrário, funciona sim e muito. Faça você mesma um desafio para sua mente. Coloque ela para fazer contas de cabeça, das mais simples até as mais complexas. A ideia é manter as conexões neurais sempre estimuladas, assim sua mente sempre estará impecável e pronta para agir rapidamente.
3. Durma Bem
O sono favorece a criatividade e ajuda a melhorar sua capacidade de armazenar as informações em seu cérebro. Até aquela meia hora de sono após o almoço promove uma melhora em sua mente. Tenha pelo menos, 8 horas de sono por noite, assim terá um melhor rendimento no aprendizado e nas tarefas do dia a dia.
4. Relaxe
Você precisa de um momento só seu para alcançar o relaxamento total e melhorar sua memória. Não faça nada por uns minutos, seu cérebro precisa desse descanso. Isto fará com que seu cortisol abaixe e leve embora o estresse que tanto prejudica a memorização e o foco.
Além de todas essas dicas, uma outra não menos essencial é a alimentação. Uma alimentação saudável é fundamental para manter uma boa memória. As atividades cerebrais necessitam de vitaminas e minerais para manter o seu funcionamento perfeito. Dê preferência aqueles alimentos ricos em Ômega 3 como salmão, tomate, chia, quinoa, linhaça e morangos para que sejam garantidos os benefícios de ativação de sua memória.
Espero que tenham gostado! Por hoje é só, até a próxima! ;D
✿ Visitem também: Página do blog | Instagram | Youtube | Tumblr | Grupo no facebook ✿
15 Comentários:
Eu nem cheguei aos 60 e já tá falhando rsrs!
ResponderExcluirVou estudar mais!
Bjoo
Tiemi
RoseBoxBlog
Parabéns, pelo post, amei... as dicas.
ResponderExcluirBeijinhos!!
https://kellyrlopes2015.blogspot.com.br
Óptimo post. Eu acho que o essencial de todas é dormir bem :)
ResponderExcluirBeijinho, Kati
ossegredosdakati.blogspot.com
Boas dicas!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Realmente, eu como estudante de psicologia estudo bastante memória e aprendizado e todas as dicas são válidas mesmo. Coisas simples como mudar nosso trajeto rotineiro até em casa, andar pela calçada diferente, escolher um sabor de sorvete/suco diferente colabora muito com novas adaptações. Ótimas dicas
ResponderExcluirbeijocas
casalbeebe.blogspot.com
ótimas dicas pois minha memória é péssima,beijão.
ResponderExcluirhttp://www.blogdamaryoficial.blogspot.com.br
Que post mara amore. Super amei. Um xeruh!!!
ResponderExcluirwww.kleidenaira.com.br
Excelentes dicas!
ResponderExcluirbeijinhos
https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Essas dicas são ótimas e penso que estou no caminho certo. Nada pior do que perder a memória com o passar do tempo!
ResponderExcluirBjs,
https://contosdacabana.blogspot.com.br
Amei as dicas, são ótimas! A memória já anda me pregando umas peças então preciso me cuidar melhor.
ResponderExcluirBjs❤
Abrir Janela
Dallyse, adorei as dicas! Confesso que sempre fico fazendo alguns desafios a eu mesma, haha Beijos e já estou seguindo o seu blog!
ResponderExcluirwww.achatadebatom.blogspot.com
Ótimas dicas!
ResponderExcluirEu gosto de fazer pequenos desafios para mim mesma para ficar sempre com a memoria mais afiada, não quero que ela falhe antes do 60 XD
O BLOG MUDOU DE URL Acesse pela nova url abaixo
Blog Teens Forever
Responda a pesquisa de público 2015/2016
Fã Page | Instagram
Ótimo post adorei as dicas para melhorar a memória.
ResponderExcluirBeijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Instagram
Fan Page
amei a dica ...e desafiar a mente e dormir é ótimo !bjs ...
ResponderExcluirhttps://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com
Nossa adorei as dicas, vou tentar praticar em casa e ver se minha mente dá uma melhorada haha ><
ResponderExcluirgeoaraujoand.blogspot.com.br